UFSCar recebe representantes da Universidade Pública de Navarra

Com o objetivo de intensificar o relacionamento com a UFSCar no âmbito das parcerias ibero-americanas, ampliando a cooperação acadêmica e científica, representantes da Universidade Pública de Navarra, da Espanha, visitaram na última quarta-feira (08/03) a UFSCar, campus São Carlos.

Em reunião recepcionada pela equipe da Secretaria Geral de Relações Internacionais da UFSCar (SRInter), no Anexo da Reitoria, a equipe estrangeira buscou oferecer aos alunos da universidade brasileira oportunidades de iniciar ou continuar seus estudos de pós-graduação na Europa.
Na ocasião, foram apresentados pelos visitantes os programas de mestrado e doutorado oferecidos por sua instituição e as oportunidades de bolsas de pós-graduação na referida universidade, providas pela Fundação Carolina e Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação (AUIP) – entidade espanhola dedicada à promoção de relações culturais e de cooperação educacional e científica entre a Espanha e países da Comunidade Ibero-Americana de Nações.

Ainda durante as apresentações realizadas pela manhã, a aluna do curso de graduação em Ciências Sociais da UFSCar, Mariana Vincoletto Rezende, relatou sua experiência como estudante de mobilidade internacional na Universidade Pública de Navarra, ocorrida ao longo do segundo semestre de 2015, no âmbito do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades.

No período da tarde, com base em interesse específico da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Pública de Navarra, no departamento de Fisioterapia da UFSCar (DFisio), os visitantes discutiram com o coordenador do curso, o professor Dr. Mauricio Jamami, as possibilidades de intercâmbio estudantil entre as universidades.

Segundo a secretária geral da SRInter, Maria Estela Antonioli Pisani Canevarolo, os visitantes revelaram que a UFSCar é uma espécie de parceira preferencial em uma das estratégias de internacionalização que a Universidade Pública de Navarra vem colocando em prática, para “fortalecer as parceiras internacionais já existentes, aprimorá-las e estendê-las cada vez mais, tornando-as mais produtivas ainda, com mais oportunidades para estudantes, professores e pesquisadores de ambas as partes”, disse.

A UFSCar vem desenvolvendo formalmente colaboração acadêmica e científica com a Universidade Pública de Navarra desde 2011, tendo promovido o intercâmbio de mais de uma dezena de estudantes, tanto no âmbito do acordo de cooperação internacional entre elas como no de programas de mobilidade acadêmica internacional, como o Santander Universidades, especialmente na área de Enfermagem. “Existem pelo menos cerca de 20 programas de pós-graduação da UFSCar idênticos, semelhantes ou, ao menos, compatíveis com os cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela Universidade Pública de Navarra”, reforçou Maria Estela.

Participaram da reunião representando a UFSCar: a secretária geral da SRInter, Maria Estela Cenevarollo, o diretor da Divisão de Convênios para Relações Internacionais da SRInter, Marcelo Fila Pecenin, a pró-reitora de pós-graduação (ProPG), Audrey Borghi e Silva, o coordenador acadêmico de pós-graduação, Dirceu Cléber Conde, coordenadores de programa de pós-graduação, demais docentes e estudantes da UFSCar. De Navarra participaram: o vice-reitor de internacionalização, Hugo López e a professora do departamento de Administração de Empresas e diretora regional da AUIP em Navarra, Katrin Simón.

Foto AECR/Andrea Castro

Foto AECR/Andrea Castro

Deixe um comentário

Arquivado em Internacionalização