Reitoria convida a comunidade a celebrar sem qualquer forma de violência

A Reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) faz um apelo pela não violência e pelo absoluto respeito à dignidade humana no decorrer dos eventos de integração dos calouros, bem como em outras celebrações no ambiente universitário.

No passado, ocorrências graves já foram registradas em festas realizadas na UFSCar em todos os campi e, buscando evitar situações de violência, risco a integridade e dignidade humana, a Reitoria esclarece e alerta a toda a comunidade:

– que conforme resolução do ConsUni nº 849, de 20 de maio de 2016, está proibida a realização, dentro dos campi da UFSCar, de “eventos acadêmicos, culturais e esportivos que não atendam estritamente às normas institucionais existentes”, que incluem a aprovação prévia do evento pela Universidade (Parecer ConsUni Nº 390). A mesma resolução  determina que o acesso ao campus São Carlos, no período noturno, a partir das 20 horas, será restrita aos integrantes da comunidade universitária.

– que, de acordo com a Portaria GR 477/03 de 18 de fevereiro de 2003, é proibida a comercialização de bebidas alcoólicas nas dependências da UFSCar.

– que dentro e fora dos campi, a realização de festas e eventos precisa atender a legislação que as regulamenta, a exemplo do Decreto nº 260, instituído em 29 de junho de 2009, pela Prefeitura Municipal de São Carlos.

Ao detectar descumprimento da legislação externa ou regulamentação interna, a UFSCar não deixará de tomar as medidas administrativas cabíveis e informará as autoridades competentes, para eventuais medidas complementares, no âmbito civil ou criminal.

Qualquer pessoa que se sentir ameaçada ou pressionada a participar de situações que não deseja participar, pode solicitar ajuda através da vigilância da UFSCar no telefone (16) 3351- 8100. No Campus de Araras, o ramal para contato com a vigilância é 2072, ou através do telefone (19) 3542-3799. Em Sorocaba, pode-se entrar em contato com a Prefeitura do campus, no telefone (15) 3229-6175 e em Lagoa do Sino, também através da Prefeitura do campus, no telefone (15) 3256-9046.

Podem ainda ser acionados a Ouvidoria Geral da UFSCar (16) 3306-6571 ou órgãos públicos de proteção ao cidadão, como o Dique Denúncia (181), Polícia Militar (190), Delegacia da Mulher (16) 3336-4458 ou Corpo de Bombeiros (193).

A chegada dos calouros é uma oportunidade única para integração, confraternização pacífica, celebração da dignidade humana e do respeito à diversidade.

Sendo assim, a Reitoria convida toda a comunidade UFSCar a celebrar sem qualquer forma desrespeito, violência ou risco a integridade. Vamos festejar com saúde, dignidade, risos e abraços!

Mais informações sobre normas e regimentos sobre eventos nos campi da UFSCar podem ser visualizados no link: http://www.proace.ufscar.br/normas.

Deixe um comentário

Arquivado em Notas da Reitoria