Representantes da Escola Politécnica Nacional do Equador vistam a UFSCar

Autoridades, professores, pesquisadores e estudantes da Escola Politécnica Nacional do Equador visitaram a UFSCar, campus São Carlos, na última sexta-feira (17/03).

Os visitantes foram recepcionados pela equipe da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), em reunião no Anexo da Reitoria. O objetivo da visita foi  promover a mobilidade estudantil, de professores e pesquisadores com a UFSCar em áreas do conhecimento nas quais ambas atuam em nível de pós-graduação, como Matemática, Física, Engenharia Civil, Engenharia Química, Ciência da Computação e Produção Sustentável.

Além disso, a Universidade estrangeira busca aprimorar a qualificação acadêmica de seu próprio corpo docente para que, no futuro próximo, seja composto majoritariamente de detentores de título de doutor, e ampliar a participação de seus alunos em atividades internacionais de pesquisa científica.

De acordo como diretor da Divisão de Convênios para Relações Internacionais da SRInter, Marcelo Fila Pecenin, os representantes da escola equatoriana vieram ao campus São Carlos para iniciar contatos não só institucionais com a UFSCar como um todo, o que foi efetuado por meio da SRInter, mas também acadêmicos com os programas de pós-graduação da universidade que são, em alguma medida, compatíveis com programas de Mestrado e Doutorado oferecidos pela referida instituição estrangeira. “Os visitantes manifestaram interesse, ainda, em atividades de pesquisa desenvolvidas pelo Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e pelo Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec), visto que sua respectiva entidade atua também nas áreas de Engenharias Elétrica, Eletrônica e Mecânica. Segundo eles, é preciso que os estudantes, professores e pesquisadores equatorianos busquem no Brasil a internacionalização de sua formação e carreira, engrossando o fluxo de mobilidade acadêmica em direção ao país. Neste sentido, acrescentaram que a UFSCar demonstra enorme potencial”, falou Pecenin.

Reunião

 Pela manhã foi realizada uma apresentação institucional sobre a UFSCar e uma discussão sobre aspectos burocráticos da formalização, via acordo de cooperação internacional, da colaboração acadêmico-científica entre a universidade e a Escola Politécnica Nacional.
No período da tarde, aconteceu uma apresentação da instituição estrangeira revelando o propósito da visita e seus interesses na parceria com a instituição brasileira, e a discussão sobre aspectos acadêmicos e administrativos da cooperação entre a Escola Politécnica Nacional e os programas de pós-graduação da UFSCar compatíveis com os daquela.

Da UFSCar, Participaram das atividades à tarde o pró-reitor adjunto de pós-graduação e docente do PPGECiv, prof. Dr. José Carlos Paliari; a vice-coordenadora do PPGF, prof.ª Dr.ª Yara Galvão Gobato; o coordenador do PPGM, prof. Dr. Gustavo Hoepfner  e o chefe do DC e docente do PPGCC, prof. Dr. Helio Crestana Guardia. Da Escola do Equador estiveram presentes o vice-reitor de docência, profº Tarquino Sánchez; decano da Faculdade de Engenharia Elétrica e Eletrotécnica, profºCarlos Herrera e professor e pesquisador da Faculdade de Ciências, Dr. Eduardo Avalos Cascante.

Foto AECR/Andrea Castro

Foto AECR/Andrea Castro

Deixe um comentário

Arquivado em Internacionalização