USE UFSCar recebe a visita do secretário municipal de Saúde

Objetivo do encontro foi alinhar e estreitar futuras parcerias para atender o município de São Carlos

O secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Colenci, visitou as dependências da Unidade Saúde Escola da UFSCar (USE) na última quarta-feira (12/04).

Recepcionado pela equipe da USE, tendo como frente a diretora Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha e a pró-reitora de Pós-Graduação (ProPG) Audrey Borghi e Silva, o objetivo da visita foi discutir e alinhar uma parceria entre a Secretaria e a USE.

De acordo com a diretora, atualmente a Unidade realiza em média dois mil atendimentos por mês via SUS, por meio de consultas médicas (10 especialidades), Fisioterapia (10 especialidades), terapia ocupacional (quatro especialidades), psicologia, serviço social, assistência farmacêutica (farmácia-escola) e enfermagem. “Esses atendimentos são, em sua maioria, realizados por ações de ensino, pesquisa e extensão executados por docentes, alunos de graduação, e servidores técnico-administrativos da USE, o que garante uma assistência de qualidade à população de São Carlos e região”, disse Nelci Adriana.

Durante a visita, a diretora apresentou as propostas para a parceria solicitando uma contrapartida da Secretaria. Tais propostas englobam a construção conjunta de sistema de referência e contra-referência para melhorias dos fluxos de atendimento, rotatividade de pacientes e da qualidade da assistência em saúde do município; ativação da Oficina de Prótese e Órtese; e ampliação do atendimento da Unidade com a colaboração da Secretaria, principalmente para a contratação de profissionais e obtenção de recursos financeiros. “Temos interesse em ampliar as nossas ações e ter parceria com fisioterapeutas da rede municipal de Saúde, pois nós temos toda a nossa infraestrutura, mas precisamos de mais profissionais”, disse a pró-reitora Audrey.

“Essa minha vinda hoje permitiu que eu conhecesse o potencial da USE para que possamos estreitar o relacionamento e buscar aumentar o atendimento à população de São Carlos”, falou o secretário.

Participaram também da reunião a diretora Técnica da USE, Maristela Schiabel Adler,  o coordenador Executivo Interno da USE, Fernando Augusto Vasilceac e a coordenadora Executiva Externa da USE,  Juliana Morais Menegussi.

Na foto: a pró-reitora Audrey Borghi, o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Colenci e a diretora da USE, Nelci Adriana. (FOTO: AECR/Andrea Castro)

Equipe USE UFSCar, a pró-reitora de pós-graduação Audrei Borghi, a paciente Vitória Alves e o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Colenci. (FOTO: AECR/Andrea Castro)

Equipe USE UFSCar, a pró-reitora de pós-graduação Audrey Borghi, a paciente Vitória Alves e o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Colenci.