Os primeiros cursos de graduação a serem oferecidos no Campus Lagoa do Sino da UFSCar, a partir de 2014, serão os de Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos. A proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário em reunião realizada no dia 26 de abril. Os próximos passos são a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos aprovados para submissão ao Conselho de Graduação da Universidade e a liberação, pelo Ministério da Educação, das vagas de servidores docentes e técnico-administrativos para início das atividades.
A proposição dos cursos buscou coerência com os eixos norteadores e temas transversais previstos no projeto originalmente apresentado para o novo campus e, também, com a realidade territorial da região de implantação. Além disso, foram consideradas as possibilidades de articulação entre as três áreas, o que permitirá melhor aproveitamento dos docentes a serem contratados e favorecerá o surgimento de programas de pós-graduação interdisciplinares e a consolidação de redes de trabalho em pesquisa e extensão. Outros critérios adotados foram a originalidade em relação aos cursos já oferecidos pela UFSCar nos demais campi e a atratividade das carreiras, considerando o isolamento territorial do novo campus e outras características da região onde está sendo instalado que exigem atenção especial a estratégias de fixação de servidores e estudantes.

Além da elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos, diversas outras ações estão sendo realizadas para preparar o Campus para o início das atividades. No início de maior, equipe da ProACE reuniu-se com toda a equipe da Prefeitura Municipal de Campina de Monte Alegre. Outras reuniões já estão agendadas, em outros municípios e envolvendo as diversas pró-reitorias.

Cursos

O curso de Engenharia Agronômica já é oferecido pela UFSCar no Campus Araras. No entanto, além do projeto pedagógico que está sendo construído para Lagoa do Sino ser substancialmente distinto, o fato do Campus Lagoa do Sino estar em uma fazenda produtiva torna imprescindível a presença da área. O curso deverá formar profissionais capacitados a atender as demandas atuais da agricultura brasileira considerando um novo paradigma de produção: o de desenvolvimento rural, que tem base sobretudo na preocupação com a sustentabilidade ambiental, a reprodução social e econômica da agricultura familiar e a promoção da segurança alimentar, dentre outras.
Já o curso de Engenharia de Alimentos deverá formar profissionais capazes de propiciar a segurança do alimento e alimentar, além de contribuir para a produção mais eficiente, com redução de perdas e aproveitamento de resíduos das matérias primas tradicionalmente produzidas. Assim, seu diferencial em relação a cursos similares será a formação específica para prover a interface entre os conceitos de segurança alimentar e segurança de alimentos, que é uma das fragilidades dos produtores rurais de médio e pequeno porte.
Com o curso de Engenharia Ambiental, pretende-se formar profissionais para atuar na conservação, preservação e manejo dos recursos ambientais; desenvolver projetos de controle de impactos ambientais; auxiliar na recuperação de áreas degradadas e, também, em projetos de reflorestamento, além de poderem atuar no desenvolvimento de estratégias de educação ambiental. O diferencial também relaciona-se à interface com a segurança alimentar, tratada de modo amplo, abrangendo as condições de saúde das pessoas, de higiene dos alimentos e da qualidade da produção, bem como a promoção da sustentabilidade ambiental e a elevação das condições de renda e emprego de pequenos agricultores familiares e trabalhadores rurais envolvidos com a produção alimentar.

Preparando o terreno
Além do desenvolvimento dos projetos pedagógicos dos primeiros cursos de graduação, uma série de outras ações está sendo realizada para viabilizar o início das atividades no Campus Lagoa do Sino. As edificações já existentes no local estão sendo adequadas para abrigar as atividades administrativas e acadêmicas iniciais e estão previstas novas construções. Em breve serão realizados concursos para o preenchimento de oito vagas de servidores técnico-administrativos já liberadas pelo Ministério da Educação, e há o compromisso de liberação de outras vagas de TAs e dos primeiros docentes no segundo semestre deste ano. Além disso, no dia 29 de abril o professor Luiz Fernando de Oriani e Paulillo, que coordenou o projeto para implantação do novo campus, foi nomeado Assessor da Reitoria de Articulação Institucional do Campus Lagoa do Sino. Paulillo coordenou também projeto de pesquisa voltado à caracterização do território em que o Campus está localizado, para identificação de necessidades e demandas.
Nos dias 7 e 8 de maio, a equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) esteve no município de Campina de Monte Alegre, o mais próximo do novo campus. Na ocasião, foram realizadas reuniões com toda a equipe da Prefeitura Municipal de Campina de Monte Alegre – incluindo o Prefeito e todo o secretariado – para apresentação da Universidade e, particularmente, das atividades conduzidas pela ProACE. Dentre outros temas debatidos, foram apresentadas as demandas relativas a moradia, transportes e alimentação dos estudantes que comporão as primeiras turmas de graduação do novo campus. Estão previstas visitas a outros municípios da região, não apenas da equipe da ProACE, mas também de outras pró-reitorias e, particularmente, da Pró-Reitoria de Extensão, que está elaborando projetos para início das atividades de extensão no Campus Lagoa do Sino já no segundo semestre deste ano.

Comments Off on Cursos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos serão os primeiros a serem criados no Campus Lagoa do Sino

Arquivado em Graduação